quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O que é um bom professor? Diálogo imaginado entre Agostinho da Silva e um jovem filósofo

Agostinho da Silva e um dos seus inseparáveis gatos


O QUE É UM BOM PROFESSOR? 

Diálogo entre Agostinho da Silva e um Jovem Filósofo


Há uns anos li muito Agostinho da Silva. Sempre com prazer, inúmeras vezes em total desacordo. Nunca o li como um filósofo, que penso (e ele também) que não é. Recordo com carinho as Conversas Vadias na televisão, um programa singelo nos intentos e na produção, que provavelmente hoje nenhum canal pensaria sequer em pôr no ar. “Libertei-me” dele da maneira que mais aprecio: escrevendo sobre a obra. Este texto tem mais de 10 anos. Discordo frontalmente de muitas das suas palavras que escolhi para o diálogo. Agrada-me imenso tê-lo feito. Também me agrada pensar que a minha discordância lhe agradaria.

                  Uma última observação: todas as “respostas” que, neste diálogo imaginado, são atribuídas ao Professor Agostinho da Silva, constituem citações literais retiradas da sua obra Sete Cartas A Um Jovem Filósofo - Seguidas de outros documentos para o estudo de José Kertchy Navarro.


            LUÍS  Foi muito simpático da sua parte, Professor Agostinho da Silva, ter acedido ao meu pedido para que nos encontrássemos. Aqui há uns anos, era eu ainda muito jovem, passou na televisão uma série de programas com o Professor, cujo título era “Conversas Vadias”. Embora nem sempre tenha percebido tudo o que lá se dizia, lembro-me de ter gostado bastante de os ver, principalmente devido ao modo simples e acessível como o senhor falava dos assuntos. Fiquei com a ideia de que é uma pessoa serena, afectuosa e muito sábia em relação aos assuntos da vida. Por isso, como vou ser professor de filosofia, ocorreu-me que me pudesse ajudar, dando-me alguns conselhos sobre a maneira mais adequada de me relacionar com os meus futuros alunos. Pois bem, a minha dúvida é esta: afinal, o que é um bom professor?

            AGOSTINHO  Se o Luís vai ser um professor de filosofia, então, de facto, só há que desejar-lhe felicidade, e bem sabe que sinceramente o faço.

            LUÍS  Obrigado, Professor. Que me sugere desde já, em relação à filosofia?

            AGOSTINHO  Procure compreender os sistemas dos outros antes de criar um seu: se acha errado um grande filósofo, pense sempre que o erro é seu: é fora de dúvida que se não pôs e não venceu a fácil objecção que você lhe levanta (e talvez você até ao fim da vida só possa levantar fáceis objecções), é porque ela não tem razão de ser e vem dum engano seu. Estude ferozmente, com os dentes cerrados, empregue toda a sua força, estoire os músculos; ou você domina a filosofia ou a filosofia o domina a você.

            LUÍS  Não é o meu entusiasmo com a filosofia que me preocupa, mas o modo como me devo comportar na nova função que me espera, ou seja, a de professor. É que há tanta coisa errada que estou ansioso por mudar, tantos os projectos que quero pôr em prática!

            AGOSTINHO  Aqui tem você um conselho que lhe poderá servir para a sua filosofia: não force nunca; seja paciente pescador neste rio do existir. Não force a arte, não force a vida, nem o amor, nem a morte. Deixe que tudo aconteça como um fruto maduro que se abre e lança no solo as sementes fecundas.

            LUÍS  Lançar no solo “as sementes fecundas”? Não estará o Professor a esperar demasiado das pessoas? A maioria delas só liga à vulgaridade rotineira do dia-a-dia, não quer saber da ciência para nada, nem da arte, nem da filosofia...

            AGOSTINHO  Mesmo quem não estude filosofia vale muito, amigo Luís; mesmo quem não entende as funções exponenciais vale muito, amigo Luís; mesmo quem não vale nada vale muito. E não entendo os seus ares superiores.

            LUÍS  O que eu queria dizer era que, em termos culturais, essas pessoas simples nos são indiscutivelmente inferiores.

            AGOSTINHO  Inferiores porquê, inferiores em quê? Não sabem matemática? Talvez saibam viver, que é mais difícil. Não entendem filosofia? Talvez sonhem, o que é mais belo. Não têm eles, para viver, a coragem que lhe faltará um dia, talvez, a você, filósofo e sábio? Não têm eles, às vezes, a sério, com as mulheres e amigos e as filhas, as conversas que você seria incapaz de sustentar?

            LUÍS  Não me interprete mal. Eu até sou uma pessoa tolerante!

            AGOSTINHO  Entre as palavras e as ideias detesto esta: tolerância.

            LUÍS  Porquê?

            AGOSTINHO  É uma ideia de desdém; parecendo celeste, é diabólica; é um revestimento de desprezo, com a agravante de muita gente que o enverga ficar com a convicção de que anda vestida de raios de sol.

            LUÍS  Não sei se o estou a entender...

            AGOSTINHO  Porquê tolerar? Parece-me ainda pior do que perseguir. No perseguir há um reconhecimento do valor. No tolerar, somos nós os deuses e consentimos que haja, lá muito abaixo de nós, uns mesquinhos seres insignificantes.

            LUÍS  Deixe-me dizer-lhe que não estou de acordo. Tolerar também é aceitar os outros como são, respeitá-los. Não temos de amar a Humanidade inteira...

            AGOSTINHO  Não os amar vem da inferioridade sua, não da inferioridade deles. Eles são amáveis, podem ser amados; você, porém, é estreito, e não os ama. Depois disto, como se fizesse uma grande concessão, declara que os tolera. Porque o Luís, com esse bocadinho de filosofia que já aprendeu, já me vai tomando uns ares irritantes de filósofo superior e agressivo. Já declara que o não compreendem. Tome cuidado; a comédia espreita-o.

            LUÍS  Mas é precisamente isso que eu espero da filosofia, que me ajude a compreender todas estas coisas!

            AGOSTINHO  Quando nos gelamos a ponto de não entendermos os outros, de nos afastarmos deles porque os julgamos, ou realmente são, menos interessantes ou menos cultos, a filosofia só prejudica.

            LUÍS  Temos maneiras de ser muito diferentes, realmente. Eu gostaria, contudo, de aprofundar este assunto, porque me parece que tem a ver com o que, na profissão de professor, me assusta mais do que tudo o resto: a indiferença dos alunos! A experiência que tive das aulas, como estagiário, deixou-me bastante apreensivo. Já percebi que o Professor dá muita importância à relação entre as pessoas. Mas veja bem: o que é que se faz quando temos pela frente uma turma de alunos que não ligam rigorosamente nada ao que lhes estamos a dizer? Podemos estar a falar do tema mais fascinante do mundo, que para eles tanto faz! E nós insistimos: “Olhem que estes assuntos dizem-vos respeito! Não querem ficar uns ignorantes a vida inteira, pois não?” E eles? Nada, rigorosamente nada! Tanto se lhes dá como se lhes deu! E nós a gastarmos o nosso “Latim”, a tentar convencê-los de que estudar é importante, etecetra e tal... Pois bem, é o mesmo que estar a falar para as paredes! É isso que me deixa incomodado: não nos ligam nenhuma, por muito excelentes que sejam os argumentos que lhes apresentamos!

            AGOSTINHO  Você julga que alguém foi convencido por argumentos? O próprio verbo convencer se devia banir da linguagem corrente: as pessoas aderem, não são convencidas. E às suas ideias, por exemplo, hão-de aderir muito menos pelo que você pensar do que por aquilo que você for.

            LUÍS  Mas o meu papel, como professor, também é esse, o de tentar convencê-los de que a escola e o estudo são importantes para eles.

            AGOSTINHO  O essencial na vida não é convencer ninguém, nem talvez isso seja possível; o que é preciso é que eles sejam nossos amigos: para tal, seremos nós amigos deles; que forças hão-de trabalhar o mundo se pusermos de parte a amizade?

            LUÍS  Está bem, reconheço que a afectividade é importante na relação professor/aluno. Mas eles também devem ver as coisas de um ponto de vista racional; caso contrário, acabam por só estudar a matéria das disciplinas em que têm um professor de que gostam! É por isso que eu dou muita importância aos argumentos: é através deles que o aluno compreende, de modo mais imparcial e menos afectivo, que aquilo que se aprecia mais nem sempre é o mais importante.

            AGOSTINHO  Se lhes for com argumentos, é fatal que ao terceiro que não aceitem ou não compreendam (e você ficará sempre convencido de que não aceitam porque não compreendem), o Luís esteja pensando que se encontra a falar com os mais perfeitos imbecis que têm existido no mundo; ao quarto argumento, todo você freme, mal se contendo: no entanto, lembra-se do estoicismo e ainda aguenta; mas ao quinto argumento, você insulta-os. As consequências desvantajosas são as seguintes, e pondo de seguro que não é consequência desvantajosa eles ficarem na mesma: você fica mal disposto, não foi nada filosófico, azeda cada vez mais, e os homens passam a aborrecê-lo, talvez mesmo a odiá-lo.

            LUÍS  Se os meus alunos me odiarem, que posso eu fazer? Eu estou na escola para ensinar, antes de mais, e não para fazer amizade com todos os alunos. É natural que muitos deles não gostem de mim, até porque eu não lhes “aparo o jogo” e, além disso, obrigo-os a trabalhar! É para isso que me pagam, não é verdade? Quanto ao resto, digo-o sinceramente, pouco me importa...

            AGOSTINHO  Que lhe importa? Mas importa muito, importa tudo. Você veio aqui para separar ou para unir?

            LUÍS A principal preocupação de um filósofo deve ser a busca da verdade!

            AGOSTINHO  E julga que a verdade precisa de si para alguma coisa? Se o mundo é segundo o modelo idealista, continuará sendo, mesmo que os outros ou você o neguem; se não for, também nada se remedeia. E o mesmo com o kantismo e o pessimismo e o positivismo e tudo o restismo.

            LUÍS  Ainda que assim seja, tal não significa que deixemos de a procurar. Mas eu vou ser franco, Professor: se pudesse, escolheria não ter de dar aulas. Agrada-me muito mais estudar filosofia do que ter de ensiná-la.

            AGOSTINHO  Repito o que lhe disse: quando se perde humanidade, não vale a pena ser filósofo. Você, pelo que me parece, tem certos germes de afastamento: há, por vezes, no meio de todas as suas afabilidades, um certo tom superior, uma distância, uma reserva, uma vaidade que é tudo quanto você quiser menos filosófica e um gosto de inteligência a que se não une uma forte afectividade. Temo que o hábito dos filósofos e a vantagem terrível de os perceber com clareza lhe agrave esses defeitos e nos traga daqui a uns anos um Luís impossível, cheio de si e das suas pobres verdades.

            LUÍS  O Professor desculpe, mas tudo isso é muito lindo até ao momento em que temos de enfrentar uma turma enorme, constituída por alunos que não percebem “patavina” do que lhes estamos a dizer. A dura realidade é mesmo assim! O que me sugere que faça, em situações desse tipo?

            AGOSTINHO  Seja sereno, seja afectuoso, se lhe pedirem que explique, explique trinta vezes, com a mesma calma e o mesmo interesse da primeira; se o não perceberem a você, perceba você os outros.

            LUÍS  Se calhar, o preço a pagar pela nossa dedicação ao estudo é precisamente esse: ficarmos sós e incompreendidos...

            AGOSTINHO  Mas há duas espécies de solidão: uma, que vem de não acompanharmos os outros, outra que vem de nos não acompanharem eles; a segunda é que vale.

            LUÍS  O Professor parece esquecer que, quando alguém se destaca, são mais as invejas que suscita do que os apoios que recebe...

            AGOSTINHO  É preciso que os homens à sua volta nunca tenham nenhuma angústia, não sofram nunca por o sentirem a você superior a eles; a sua superioridade, se existir, deve ser como um bálsamo nas feridas, deve consolá-los, aliviar-lhes as dores. A sua grandeza, querido amigo, deve servir para os tornar grandes, no que lhes é possível, não para os humilhar, para os lançar no desespero, no rancor, na inveja.

            LUÍS  Olhe que a Escola é um meio muito complicado, quando se trata de méritos e invejas...

            AGOSTINHO  Há muitos meios, amigo Luís, em que é muito difícil não tomar grandes ares, ou porque tudo à volta é bastante inferior ou porque os muros de orgulho se levantam como um castelo de defesa.

            LUÍS  Mas voltemos à questão do relacionamento com os alunos. Ainda que o faça da maneira que o Professor defende, haverá sempre uns que “crescem” mais do que os outros. Ou não será?

            AGOSTINHO  Para o pai não existe a sua própria altura, existe a pequenez dos filhos; e por isso os pais se curvam para eles, e os acariciam e os tomam nos braços, e já são grandes, Luís, e descobrem, erguidos ao alto, os horizontes que o pai nem sonha.

            LUÍS  Até parece que, para si, ninguém é pequeno...

            AGOSTINHO  É verdade, querido amigo: nada é pequeno, se o levantarmos, utilizando toda a nossa altura, e toda a nossa força, se o levantarmos acima de nós, o mais que pudermos, até quase não suportarmos as dores nos músculos. Vai ser esta para você a mais difícil de todas as artes, mas oxalá não lhe faltem os recursos afectivos que não deixem ter a sua inteligência o aspecto seco, repulsivo, de tanta inteligência superior.

            LUÍS  Ou seja: não basta a competência como professor, também é preciso sermos o amigo, o “pai”, o companheiro... Não estará a exigir muito de mim?

            AGOSTINHO  Estou a exigir muito de si? Quem lhe há-de exigir muito senão os seus amigos? Eles receberam o encargo de não o deixar amolecer e, pela minha parte, tenha você a certeza de que o hei-de cumprir. Você há-de dar tudo o que puder. Quando você saltar e saltar bem, eu direi sempre: Agora mais alto! Que me importa que você caia. O que é preciso é que você se levante. Os fracos vieram só para cair, mas os fortes vieram para esse tremendo exercício: cair e levantar-se; sorrindo.

            LUÍS  O que o Professor diz soa bem, mas não será um tanto utópico?

            AGOSTINHO  Só há homem quando se faz o impossível; o possível todos os bichos fazem.

            LUÍS  Bom, parece que esta conversa, que era para ser muito curta, acabou mesmo por se estender, sem que tivéssemos dado conta disso. Gostei muito de o ouvir, Professor, e agradeço-lhe mais uma vez a simpatia e a atenção que me dispensou. Vou decerto pensar muito em tudo o que me disse. Mas permita-me que volte à pergunta inicial: afinal, o que é preciso para se ser um bom professor?

            AGOSTINHO  Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que valem mais todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus.

            LUÍS  Se assim é, que faço eu com os conselhos que me deu?

            AGOSTINHO  Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence.

            LUÍS  Que estranho! Quase todas as pessoas gostam de ter discípulos, mas o Professor dá conselhos para não serem seguidos...

            AGOSTINHO  São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem. Feche, pois, os ouvidos ao que lhe ensino, se alguma coisa lhe ensino; faça a viagem por sua conta e risco, você mesmo ao leme; se tivermos naufrágio, far-lhe-emos uma Elegia marítima: duas páginas de versos todos cheios do ritmo das vagas e desse estranho soluçar do vento nos altos mastros dos navios.


FIM DO DIÁLOGO

6 comentários:

  1. Gostei de rever o pensamento de Agostinho da Silva neste diálogo.
    Rosário R

    ResponderEliminar
  2. Eu também o visito de tempos a tempos, é óptimo para não nos levarmos demasiado a sério. Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Achei fantástico este diálogo. Parabéns ao autor.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Ofelia, e desculpe a resposta tardia, mas houve circunstâncias que me impediram de dinamizar o blogue com alguma regularidade no último ano. Um abraço para si :)

    ResponderEliminar